segunda-feira, 31 de julho de 2017

Concurso público para Campo Grande MS

A Câmara Municipal de Campo Grande divulgou nesta segunda-feira (31) o edital do concurso público do órgão legislativo, com 70 vagas para cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1,6 mil a R$ 2,8 mil, com carga horária de 30h semanais.
O edital do concurso é aguardado desde a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Câmara, que determinou o aumento do número de vagas para cargos efetivos nos setores legislativo e administrativo do órgão.
O lançamento do concurso é resultado de uma ação do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), que apontou necessidade de diminuição de comissionados, que representam 90% dos servidores da Casa.

Mais informações consulte o site da FAPEC
http://www.fapec.org/concursos/

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Edital de concurso para Câmara com 70 vagas será lançado dia 31 de julho


A Câmara Municipal de Campo Grande irá lançar na próxima segunda-feira (31) edital do concurso público com 70 vagas para níveis médio e superior. A Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) será responsável pelo controle na aplicabilidade das provas.

Das 70 vagas previstas no edital, serão destinadas 18% para cotas, ficando estabelecidos 10% para negros, 5% para deficientes físicos e 3% para índios.

No lançamento oficial do edital do concurso, será divulgado o dia e a hora para realização das provas, viabilizando tempo hábil de 90 dias de preparação, mas somente após o encerramento das inscrições serão divulgados os locais de provas do concurso público. As provas serão divididas em dois turnos: pela manhã serão realizadas as provas para nível superior e no período da tarde serão aplicadas as provas para nível médio.

No edital será disponibilizado o conteúdo programático, que está direcionado nas necessidades dos trabalhos realizados pela Câmara Municipal, objetivando trabalhar nas provas o assunto em cima da área de atuação específica escolhida pelo candidato, além de tornar público às atribuições das funções para cada cargo a ser escolhido.

Com a finalidade de tornar o conteúdo mais funcional, pela primeira vez no estado de Mato Grosso do Sul será acrescentado no conteúdo programático o Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), assim como a Resolução n.54, que normatiza todo o procedimento documental, em todos os níveis de licitação e prestação de serviço, atribuindo assim maior funcionalidade nos cargos que serão preenchidos pelos candidatos do concurso público, com isso, proporcionando eficiência nos serviços prestados pela Casa de Leis.

fonte: http://www.fapec.org/concursos/index.php?location=noticia&new_id=375

sábado, 22 de julho de 2017

# XI Seminário de Prevenção ao Suicídio #



O abandono, medo, solidão, sentimento de culpa, a desestrutura familiar e uma infância reprimida por dor ou abuso são elementos que aliados aos problemas profissionais, podem resultar em depressão, que em um nível elevado pode ser o gatilho para um suicídio.
Essa é uma tese de mais de 25 anos de pesquisa, do único grupo do Brasil que tenta aconselhar e impedir que mais casos de suicídio sejam registrados no País. Situado em Campo Grande/MS, mais especificamente no setor de “Capelania” do Hospital Universitário, o grupo é liderado pelo capelão e capitão do Corpo de Bombeiros, Sr Edílson dos Reis.
Nesta semana, a técnica em enfermagem, sra Rosimeire Leite Vieira Pereira, 49 anos, cometeu suicídio. Foram 14 anos dedicados ao HU, mais um caso silencioso, inesperado e que entristece toda a classe.
“O suicídio não está isolado. São várias coisas que interagem de forma complexa que levam ao desejo de morrer. Muitos associam a profissão como causador, mas geralmente é um conjunto de situações que leva a pessoa a isso, como o abandono, medo, solidão, culpa, instabilidade emocional, desestrutura familiar, infância reprimida, seja por dor, ou abuso”, ressalta o capelão Reis.
O capelão ressalta que a classe da Enfermagem tem um agravamento a mais, devido a vários pontos. “Quando se fala na enfermagem, identificamos várias questões. Por exemplo, essa classe não possui planos de carreira, entrou técnico ou enfermeiro, vai morrer da forma que entrou. É uma categoria que não tem reconhecimento merecido, tanto pela sociedade, quanto pelos outros profissionais de saúde. É um profissional visto como alguém que vai executar uma ordem de alguém e não é assim. A enfermagem é uma ciência latente, porem isso não tem reconhecimento”, lista o capelão.
Outro fator fundamental citado pelo conselheiro é a insatisfação com o salário, que é defasado e aliado a outras rotinas, compromete mais ainda a auto estima da Enfermagem. “Além do salário defasado, vem a sobrecarga de trabalho, a responsabilidade e a cobrança em cima desse profissional, que ainda sofre com o desajuste de horário para realizações interpessoais, dele como pessoa e com seus familiares. São noites de plantões, festas de fim de ano e o profissional está lá sempre, na mesma rotina, só mudam os pacientes”, lamenta Reis.
Segundo Reis, esse acúmulo de carga para a pessoa, que já tem um desgaste emocional e já vem de uma pré-disposição de sofrimento, é o gatilho para o suicídio.
fonte: http://ms.corens.portalcofen.gov.br/enfermagem-e-uma-das-principais-classes-a-sofrer-com-o-suicidio-dialogo-pode-ser-a-solucao_11421.html

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Coren-MS realiza 3º Encontro de enfermeiros RTs em Julho 2017



O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) irá realizar nos dias 25 e 26 de julho, o 3º Encontro de Responsáveis Técnicos da Enfermagem de Mato Grosso do Sul.
O evento tem apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e no primeiro dia apresentará a Oficina de Dimensionamento em Enfermagem (Resolução nº 543/2017), ministrada pela Dra. Cleide Mazuela Canavezi, da Câmara Técnica De Legislação e Normas (CTLN), do Cofen.
O encontro é gratuito e contará também com a Palestra “A importância do enfermeiro rt na atuação do Coren”, ministrada pela Dra. Joice Élica Espíndola, fiscal do Coren-MS.  O evento será concluído com a palestra “Liderança em Enfermagem”,  ministrada pela Dra. Luana Cassia Miranda Ribeiro, membro do CTFIS – Cofen.
O evento tem como público alvo enfermeiros responsáveis técnicos.
A inscrição é gratuita e será efetuada no local do evento, momentos antes do início da programação, mediante comprovação com documento (Coren).
A programação completa acontece na Famper Pós Graduação, localizada na rua Rui Barbosa N°. 1792, esquina com a Calarge.

fonte: http://ms.corens.portalcofen.gov.br/coren-ms-realiza-3o-encontro-de-enfermeiros-rts-nos-dias-25-e-26-de-julho_11391.html