sábado, 29 de abril de 2017

IV SENFHRMS - SEMANA DE ENFERMAGEM DO HRMS - ROSA PEDROSSIAN


Oi colegas, nos dias 18 e 19 de Maio, acontecerá a IV SENF-HRMS, Semana de Enfermagem do Hospital Regional, participe, vamos comemorar juntos essa data tão importante para os profissionais da enfermagem, que muitas e muitas vezes renunciam a muitos desejos da vida em prol da vida de outro ser humano, nós a equipe de enfermagem, estamos presentes nos momentos mais felizes que uma mãe pode ter, a concepção, porém estamos também no pior dos momentos, "o ponto final", a morte de uma amigo de um ente querido, quando nascemos passamos pelas mãos de um enfermeiro de um técnico de enfermagem de um auxiliar de enfermagem de uma parteira...

Enfim a mais bela das artes é ser, é fazer parte dessa tão digna profissão, é ser parte do1,6 milhão de profissionais da enfermagem no Brasil.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde compõe-se de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca 50% atuam na enfermagem. A pesquisa sobre o Perfil da Enfermagem, realizada em aproximadamente 50% dos municípios brasileiros e em todos os 27 estados da Federação, inclui desde profissionais no começo da carreira (auxiliares e técnicos, que iniciam com 18 anos; e enfermeiros, com 22) até os aposentados (pessoas de até 80 anos).

 “Traçamos o perfil da grande maioria dos trabalhadores que atuam do campo da saúde. Trata-se de uma categoria presente em todos os municípios, fortemente inserida no SUS e com atuação nos setores público, privado, filantrópico e de ensino. Isso demonstra a dimensão da pesquisa, que não contempla apenas os que estão na ativa, mas a corporação como um todo”, comenta a coordenadora-geral do estudo e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Maria Helena Machado.

No quesito mercado de trabalho, 59,3% das equipes de enfermagem encontram-se no setor público; 31,8% no privado; 14,6% no filantrópico e 8,2% nas atividades de ensino.A pesquisa foi encomendada pelo Cofen para determinar a realidade dos profissionais e subsidiar a construção de políticas públicas. “Este diagnóstico detalhado da situação da enfermagem brasileira é um passo necessário para a transformação da realidade”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri.

Fonte: Fiocruz e Cofen

sexta-feira, 28 de abril de 2017

CURSOS GRÁTIS, NAS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO !!!

 







Olá colegas, tudo bem? hoje irei falar de aperfeiçoamento profissional, aquisição de conhecimento, enriquecimento cultural e muito mais, tudo isso de graça, isso mesmo de graça, você poderá fazer vários cursos nas melhores e maiores Universidades do mundo como a dona USP o MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a Universidade de Oxford, a BM&FBOVESPA, a Google, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), entre as mais de 20 universidades e instituições que oferecem o conteúdo grátis.

Segundo o Jornal da USP, não é preciso passar no vestibular da Fuvest ou mesmo sair de casa para ter acesso a parte do conhecimento gerado na USP.

Acompanhando a popularização dos cursos on-line de instituições mundialmente conhecidas, como Harvard e Princeton, a maior universidade do País não ficou de fora e vem trabalhando para disponibilizar a cada vez mais pessoas – e não apenas seus alunos – cursos das mais variadas áreas do conhecimento. 
Com propostas e conteúdos diferentes, a USP está presente em três ambientes virtuais de aprendizagem, além de alimentar um projeto próprio, chamado e-Aulas.
Então chame a sua família, seus amigos e bora estudar....logo abaixo irei disponibilizar alguns links de acesso a vários cursos:

fonte: http://jornal.usp.br/universidade/cursos-gratuitos-da-usp-estao-disponiveis-em-plataformas-online/

VACINA PARA GRIPE - 2017



Começou na segunda-feira (17/04) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, em que serão vacinadas mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses para a imunização.A partir desta edição da campanha, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo. Cerca de 2,3 milhões desses profissionais em todo o País poderão se vacinar contra a gripe nos dias 2 e 3 de maio.
“Pela primeira vez, o Brasil está vacinando os professores contra a influenza. São profissionais que têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação”, ressalta o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele explica que a ação ocorrerá no âmbito do Programa Saúde na Escola, que prevê o acompanhamento e regularização das coberturas vacinais da população.

Você sabe quem são do Grupo prioritário ?
O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas  e os funcionários do sistema prisional.
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2017/04/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-comeca-na-segunda-feira-17

sábado, 15 de abril de 2017

Publicado o Edital do Enem 2017


O Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 10, e traz todas as regras e as novidades que marcam esta edição. O Exame passa a ser realizado em dois domingos consecutivos, 5 e 12 de novembro, de acordo com a vontade da maioria dos participantes da Consulta Pública realizada entre janeiro e fevereiro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estima a participação de 7,5 milhões de participantes. O Enem deixa de certificar o Ensino Médio, tarefa que volta a ser cumprida pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), próprio para essa finalidade.
Inscrições e taxa - As inscrições para o Enem 2017 devem ser feitas entre 8 e 19 de maio pela página do participante. Já o pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 24 de maio. O valor da inscrição passa a ser de R$ 82. O aumento corrige o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não aplicado nos últimos anos. Estão isentos do pagamento da taxa: estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio em 2017; participantes carentes, de acordo com o CadÚnico (Dec. nº 6.135/2007); estudantes que se enquadrarem às exigências da Lei nº 12.799/2013.
Provas - A redação passa a ser aplicada no primeiro dia de provas, 5 de novembro, juntamente com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Humanas e suas Tecnologias. Com isso, o primeiro dia passa ter a maior duração: 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, 12 de novembro, com 4 horas e 30 minutos de duração, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Segurança - Além de todos os instrumentos já adotados, o Inep estreia mais um item de segurança nesta edição: Cadernos de Questões personalizados com nome e número de inscrição do participante, o que facilitará a identificação de possíveis fraudadores. Os Cadernos de Questões seguem tendo cores diferentes, mas não será mais necessário assinalar a cor correspondente no Cartão Resposta. O participante segue tendo que transcrever a frase de segurança do Caderno de Questão para o Cartão Resposta. O Cartão Resposta vira encartado no Caderno de Questões.
Atendimento Especializado - Um novo recurso de acessibilidade começa a ser oferecido, em caráter experimental, no Enem 2017. Os participantes surdos ou deficientes auditivos poderão participar de aplicação experimental de um dispositivo em vídeo contendo questões traduzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Outra novidade é em relação ao tempo adicional, que não poderá mais ser solicitado na hora da prova, mas apenas no ato da inscrição. O recurso é uma exclusividade de participantes deficientes ou com outra condição especial.
Atendimento Específico - A inclusão da opção Outra Condição Específica é outra novidade e contemplará participantes que não se enquadram nos requisitos necessários ao  atendimento especializado, mas precisam de algum recurso para a prova, considerando um rol de CID´s. Com provas apenas nos domingos, deixa de ser oferecido o atendimento específico para sabatistas, participantes que guardam o sábado por questões religiosas.
Laudos - A inserção de laudo comprobatório que motivou a solicitação de atendimento especializado deverá ser feita no ato da inscrição. O resultado da análise do laudo deverá ser consultado na Página do Participante. Em caso de indeferimento, o Inep comunicará ao participante para o envio de um novo documento. O participante terá três dias para inclusão de um novo documento (recurso) para análise. Em caso de indeferimento, será retirada a solicitação de tempo adicional.
O participante com transtorno global do desenvolvimento (dislexia, discalculia e déficit de atenção) que não tiver laudo médico comprobatório poderá apresentar declaração ou parecer com o nome completo do participante, emitida por entidade ou profissional habilitado na área da saúde, com a descrição do transtorno, bem como a identificação da entidade ou profissional declarante, com assinatura e carimbo. Em caso de indeferimento de solicitações exclusivas de atendimento para dislexia, interprete de libras e discalculia, que não inclua solicitação de tempo adicional, será retirado todo o atendimento solicitado, devido à correção diferenciada da redação.
Ausência – O participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 e não comparecer para a realização das provas nos dois dias de aplicação, e desejar solicitar nova isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2018, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2018. A justificativa deverá ser realizada, obrigatoriamente, mediante a inserção de atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no Exame. Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante.
Entenda os critérios para isenção
O participante que estiver concluindo o Ensino Médio na rede pública de ensino em 2017 terá isenção automática da taxa de inscrição. Outros dois critérios de isenção, e que devem ser solicitados, são baseados no Decreto  6.135/2007, sobre o cadastro de famílias de baixa renda junto ao CadÚnico, e a Lei 12.799/2013, sobre a isenção da taxa de inscrição em processos seletivos de instituições federais de ensino superior.

No caso de opção pelo Decreto, o participante deverá indicar se está ou não inscrito no CadÚnico. Se está no cadastro, deverá inserir seu NIS ou declarar que está cadastrado.
Caso ainda não possua o número do NIS, o sistema disponibilizará uma declaração. Para quem informar o NIS o sistema fará as seguintes validações: se o NIS for encontrado a carência será deferida. Se o NIS for encontrado, mas é de outra pessoa ou já tiver sido utilizado, o sistema apresentará a mensagem “NIS cadastrado para outra pessoa no CadÚnico”.
Se o NIS não for encontrado ou for inválido, o participante receberá a mensagem “NIS não localizado”. Se o NIS for encontrado, mas for de pessoa não carente de acordo com o decreto, aparecerá a opção “Gerar GRU”. Para quem informar não ter o cadastro no CadÚnico o sistema gerará a GRU para o pagamento. A validação do NIS deverá ser feita de acordo com os dados da Receita Federal e os dados do CadÚnico.
No caso de opção pela Lei, a carência será concedida a partir da validação das informações prestadas pelo participante no questionário socioeconômico.

FONTE: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/693017

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Com inscrições gratuitas, Coren/MS realiza 1º Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem




O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul - Coren-MS, realiza de 25 a 27 de abril (de terça à quinta-feira), o 1º Encontro de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Mato Grosso do Sul (1º Eatems). Com vagas limitadas, o evento será gratuito e com extensa programação, destinado a auxiliares, técnicos e alunos.
Com slogan “Juntos somos mais fortes. Para o avanço da Enfermagem do MS”, o 1º Eatems acontece no Anfiteatro 2 da UFMS, em frente as piscinas e terá direito a certificado de 20 horas aos participantes.
O evento tem apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e inclusive contará com a presença do presidente Dr Manoel Neri e conselheiros federais.
Maiores informações e inscrição CLIQUE NO LINK ABAIXO.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Garoto morto a tiro é o 1º doador de pulmão de MS

Órgão seguiu para SP e um dos rins foi transplantado na Santa Casa da Capital

Os órgãos do jovem João Carlos Benites Fernandes, de 17 anos, morto com um tiro na cabeça, em um baile Funk, no Jardim Itamaracá, foram transplantados em pacientes de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A família autorizou a doação após o rapaz ser diagnosticado com morte encefálica.
 
Foram captados rins, córneas e pulmão. O pulmão, aliás, foi o primeiro captado no Estado, segundo a Santa Casa de Campo Grande, que fez os procedimentos. Uma equipe do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo (SP) levou o órgão que salvou a vida de uma mulher que tinha fibrose cística – doença que faz os pulmões atrofiarem.
 
Além do pulmão, um dos rins também foi encaminhado para São Paulo. Para que a operação ocorresse com sucesso, a equipe do Incor fretou um avião particular que transportou os órgãos em tempo de transplantar sem perdas para o procedimento. As córneas do paciente foram para o Banco de Olhos da Santa Casa que atende a demanda estadual.
 
 
Transplante de rim - Já o outro rim foi transplantado neste domingo, 3 de abril, na Santa Casa de Campo Grande. Um homem de 40 anos, da cidade de Três Lagoas, recebeu o órgão. O paciente era diabético e fazia tratamento renal por diálise desde 2013 em Três Lagoas.
 
Desde 2015, o homem aguardava na fila por transplante. A cirurgia teve início às 10h e terminou por volta das 14h, sem nenhuma intercorrência. Após o procedimento, o paciente foi encaminhado para o CTI onde passa por recuperação e já tem previsão de alta para a enfermaria.
 
Segundo a nefrologista, Dra. Rafaela Campanholo  Grandinete, ele passa bem, já urinando sem precisar de ajuda de diálise. A equipe médica responsável pelo transplante foi composta pelos médicos urologistas, Dr. Adriano Lyrio, Dr. Guilherme Stangarlin, além da médica nefrologista Dra. Viviane Nogueira Orro. Em 2017, já somam três transplantes de rim sendo dois com doador falecido e um com doador vivo.
 
João Carlos – O adolescente foi baleado na cabeça durante baile funk no Jardim Itamaracá, na madrugada de sexta-feira (31). Segundo informações, durante a festa dois homens efetuaram disparos e fugiram. A família e testemunhas suspeitam que o adolescente tenha sido atingido por engano. Ele teve diagnóstico de morte cerebral no sábado, 1º de abril.
 

terça-feira, 4 de abril de 2017

CAMPANHA ABRIL VERDE



Segundo matéria disponível no site do COREN MS....

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os Conselhos Regionais apoiam a campanha Abril Verde 2017. O projeto, capitaneado pela Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (Codemat/MPT), promove debates com a comunidade, sociedade e profissionais de Enfermagem sobre as problemáticas ambientais que afligem a saúde e a segurança do trabalhador, promovendo a Saúde no ambiente laboral.
Além de campanha de divulgação midiático e ações a serem executadas no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, o Cofen recebe exposição no espaço cultural do edifício-sede, em Brasília. O plano de ação ressalta duas datas importantes 7 de abril – Celebração pela Organização Mundial da Saúde do “Dia Mundial da Saúde” e 28 de abril – Celebração pela Organização Mundial do Trabalho do “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do trabalho".
fonte: http://ms.corens.portalcofen.gov.br/cofen-e-corenms-apoiam-campanha-abril-verde_10089.html