O assédio moral está ligado à idéia de humilhação, isto é, com o sentimento de ser ofendido, menosprezado, rebaixado, constrangido, etc. A pessoa que é vítima de assédio moral se sente desvalorizada e envergonhada.
No ambiente de trabalho o assédio moral pode ser identificado por humilhações constantes, geralmente provocados por um chefe ou superior na escala hierarquica, que levam à uma degradação das condições de trabalho.
A vítima, com medo de perder o emprego, se sente de mãos atadas diante das hostilidades acaba se submetendo ao rebaixamento. Os colegas de trabalho também amedrontados, aderem à um pacto de tolerância e silêncio deixando a vítima cada vez mais isolada e sem ter a quem recorrer.
Em grande parte dos casos o assédio moral tem como objetivo criar uma situação insustentável, pressionando o empregado para que ele peça demissão. Segundo a advogada trabalhista Sílvia Helena Soares “para não arcar com as despesas trabalhistas, o empregador cria um ambiente insuportável e assim o funcionário acaba pedindo demissão".
fonte: http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=568&Itemid=217 |
S A Ú D E, com amor. Compartilhando conhecimento em saúde, educação em saúde e muito mais... Enfº Profº ELSON ALENCAR - alencar.enfermeiro@gmail.com
terça-feira, 18 de agosto de 2015
Assédio Moral
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário