sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Visitando a Casa da Mulher Brasileira

Espaço integrado e humanizado de atendimento às mulheres em situação de violência

Frente da CMB em Campo Grande/MS
Olá colegas, hoje junto com minha turma do último semestre de graduação em enfermagem, fizemos uma visita a CASA DA MULHER BRASILEIRA, foi uma tarde de muito proveito, onde além de conhecermos o espaço físico, conhecemos também um pouco da história dessa casa que esta ajudando muitas mulheres em situação de vulnerabilidade aqui no nosso Estado e principalmente em nosso Capital Morena.

Corredor de acesso a 3ª Vara da Violência doméstica e familiar contra a mulher, que tem por titular a MMª Drª Jaqueline Machado(blusa preta) 1ª da esq. Coord. representante do Gov. Federal Prfª Tay, acadêmicos e a nossa Preceptora Profª Esp. Enfª Adriele(em penúltimo da esq p dir)

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.  Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

Nossa foto oficial

Entrada principal da DEAM - Delegacia Espacializada em Atendimento a Mulher


Brinquedoteca

fonte: http://www.spm.gov.br/assuntos/violencia/cmb/casa-da-mulher-brasileira-1

terça-feira, 17 de outubro de 2017

CURSOS GRÁTIS, VAMOS NESSA ?


Oi, colegas e aí, tudo bem? vamos estudar uma pouquinho, além adquirir conhecimentos com material de qualidade e de graça....você conhece o Telelab ? é um programa de educação continuada, do MS - Ministério da Saúde, que disponibiliza cursos gratuitos, cujo público alvo são profissionais da área de Saúde.

É simples, você faz uma cadastro no site, escolhe o curso que deseja fazer, ao final você faz uma avaliação e se atingir a nota igual ou superior a 7,0 vc poderá imprimir ser certificado, expedido pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Hoje o TELELAB está oferecendo mais de 15 cursos, então aproveite essa oportunidade de aprimorar o conhecimento, e bons estudos.


fonte: http://telelab.aids.gov.br/

domingo, 8 de outubro de 2017

O U T U B R O R O S A - CÂNCER DE MAMA



O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.


O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.
Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de
câncer de mama. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.